
A HBO abriu para a freguesia (na internet e no NOW), como teaser, o primeiro de oito episódios do suspense policial The Night Of, que estreia no próximo domingo.
O JS foi pego pelo pé e fisgado.
Na abertura, um inusitado noturno de Nova York.
Um drone percorre o traçado retilíneo do trânsito na madrugada, como um satélite espião capta uma terra incógnita para sua audiência. Seguem-se fragmentos quer aludem à história, inteligentemente encadeados para despertar nossa curiosidade e testar nossa atenção.
O roteiro começa por apresentar o jovem Naz, um americano de ascendência paquistanesa, seu ambiente estudantil e familiar, e, eficientemente, também sua personalidade.
Já estamos a bordo quando o enredo começa a se desenrolar dentro da noite nova-iorquina de 24 de outubro de 2014. A atmosfera é tensa e sensual.
Luciana Coelho, na Folha de S.Paulo, informa:
A narrativa sombria concebida por Richard Price (o roteirista do ótimo “Irmãos de Sangue”, de 1995), Peter Moffat e Steven Zaillian (de “A Lista de Schindler” e “Gangues de Nova York”) acompanha a investigação do assassinato de uma garota em Nova York e os meandros do sistema penal e policial americano.
O jovem ator Rizwan Ahmed, no papel do universitário Riz Ahmed; Bill Camp, como o detetive veterano Dennis Box, e John Turturro, na pele do advogado Jack Stone são de primeira classe e imediatamente nos despertam empatia, no seguinte sentido:
“capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende etc.” (Houaiss).
O espectador é levado respeitosamente pela trama, como alguém capaz de observar e pensar. Como nos contos que inspiram os melhores roteiristas, sinais vão sendo plantados para estabelecer o enigma, e distinguir a série com alguma originalidade. A ver.
A montagem é ágil, mas não causa vertigem.
Oxalá a coisa não degringole em lugares-comuns intoleráveis, um perigo no gênero inflacionado de porcarias.
A promessa é excelente.